Testemunhos
Diana T. Coelho gosta de receber feedback de todo o trabalho que realiza para que possa atualizar (e adequar) frequentemente as suas ações.
Quando dá formação recolhe, sempre que possível, a opinião dos seus formandos e também dos colegas e outros responsáveis superiores.
No acompanhamento pedagógico/escolar gosta de ouvir repetidas vezes os encarregados de educação (e não apenas os alunos) para que, juntos, possam contribuir para o sucesso dos seus educandos.
Enquanto autora fica extremamente feliz quando lhe chegam opiniões dos leitores.
Se já teve a oportunidade de conhecer e/ou trabalhar com a Diana T. Coelho pode deixar um comentário nesta página (em baixo).
Excelente profissional, amiga, prestável, compreensiva e muito empenhada no desenvolvimento da aprendizagem ajudando sempre com muita dedicação. Muito obrigada, Diana, pela ajuda e atenção que dedicou à minha filha a ajudar a ultrapassar as dificuldades.
Olá Diana!
Foste-nos indicada pela Susete, mãe da Maria João, como uma pessoa que nos poderia ajudar no ensino e motivação do António.
Gostaria de te agradecer toda a paciência, dedicação e profissionalismo, com que encaraste esta árdua tarefa que para nós estava a ser complicadíssima.
Contigo, o António aprendeu a brincar, aprendeu a usar esquemas para saber responder, tornou-se responsável e teve uma evolução fora de todas as previsões.
Percebemos logo desde o início, que o António estaria em boas mãos, que estavas à altura do desafio hercúleo que se te deparava, mas que estavas preparadíssima para o desafio.
Aconselho vivamente a todos os pais, pois até ao nível escolar, o António tem tido um percurso muito mais consistente e interventivo. Teve uma melhoria na autoestima, na autonomia e na responsabilidade.
Desejamos-te as maiores felicidades e que continues com o excelente trabalho.
Muito obrigado de coração!
Deixo aqui o testemunho da minha filha Maria (que não gostava de ler e escrever) quando lhe disse que gostava que escrevesse alguma coisita sobre a Diana Coelho.
A Diana Coelho
Ela é muito alta. Os seus olhos são muito bonitos, pois são castanhos como uma castanha. A boca dela é muito fina e avermelhada. O nariz dela é pequenino. Os seus dentes são brilhantes como uma bola de espelhos.
O cabelo é castanho como o tronco de uma árvore.
Neste ano ela ensinou-me muitas coisas e gostava de ir visitá-la embora ela diga que já não preciso mais de ir.
A Diana é simpática, alegre, amorosa.
Ela ensina muitas coisas como sílabas, palavras com “r” ou “ss” e fazemos muitos jogos.
O melhor é que quando ganhava ficava feliz e ela também, e… comia um rebuçado!
Beijinhos!!!
A Diana foi me dada a conhecer numa altura em que como mãe andava desesperada por ver o sofrimento que a dificuldade em aprender estava a provocar à minha filha Maria. O que encontrei foi uma profissional muito competente, com uma paciência infindável e que sabe que nem todas as crianças aprendem pelos mesmos meios. A Maria passou de não querer ir, ficar a chorar no início, replicando todos os comportamentos que fazia na escola para uma menina que me perguntava logo de manhã se hoje é dia de Diana, toda contente!
Hoje em dia já não frequenta as sessões com a Diana, por já estar orientada mas não a esqueceu, e eu também não esqueço o bem que nos fez.
Obrigada!!!
Maria João:
Olá Didi,
Eu gosto muito de ir ter contigo, pois aprendo muitas coisas, mas a jogar.
Também já gosto mais de responder nas aulas e estou muito melhor na escola, diz o meu professor.
Obrigada por me ajudares.
Beijinhos.
Susete:
Querida Didi, como carinhosamente a Maria João diz, acho que diz tudo!! Quero muito agradecer toda a paciência e dedicação com a nossa Princesa. Contigo aprendeu a gostar da escola, tornou-se mais responsável e cresceu imenso.
Percebi desde a primeira vez que falamos, que percebeste o que precisávamos, pois, porque as mães também precisam de ajuda! Tem sido muito bom para todos nós.
Desejamos-te as maiores felicidades e que continues o teu excelente trabalho.
Muito obrigado!
A Diana é uma profissional autêntica e humana, que se dedica de coração ao trabalho que faz e àqueles com quem se cruza.
É perfecionista, rigorosa e dedica-se inteiramente aos projetos em que acredita, aqueles projetos onde poderá ver os resultados do seu trabalho junto dos alunos que acompanha.
Enquanto psicóloga escolar, tenho oportunidade de conhecer e acompanhar o trabalho da Diana junto dos nossos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. É uma grande mais valia tê-la como parceira de trabalho para o sucesso e bem-estar dos nossos alunos.
Destaco a sua dedicação e empenho quer no trabalho técnico com os alunos, pautado pelo rigor e criatividade, quer na relação empática, tranquila e securizante que consegue estabelecer com estes e com os professores, pais e outros técnicos com os quais articula o seu trabalho.
É para mim muito gratificante observar os progressos e a satisfação no trabalho, dos alunos que a Diana acompanha.
Gustavo:
Eu chamo-me Gustavo, tenho 9 anos e já sou acompanhado pela Diana desde os 8 anos.
A Diana é muito simpática, tem muita paciência comigo e eu gosto muito dela.
Gosto muito dos jogos que fazemos quando acabo as sessões.
Filipa:
Obrigada Diana por todo o apoio e dedicação que tens dado ao Gustavo.
Sinto-me muito mais segura desde que entraste na nossa vida.
Contigo compreendi que a dislexia apesar de ser uma luta diária pode ter um final feliz.
Bem-haja, minha querida!
Que nunca deixes de ajudar estas crianças e as mães que tal como eu se sentem tão inseguras perante as dificuldades dos nossos filhos.
Beijos grandes e continuação de bom trabalho.
Durante estes dois últimos anos letivos foi um prazer poder trabalhar consigo! A sua boa disposição era sem dúvida uma lufada de ar fresco que entrava, todas as sextas-feiras, na minha sala.
A Diana não só mostrou ser uma grande profissional como permitiu que se criassem laços de amizade entre todos os que consigo tiveram o privilégio de trabalhar.
Agradeço toda a dedicação e empenho no trabalho que desenvolveu. Só assim conseguimos dar solução aos desafios com que somos confrontados diariamente.
Obrigada por tudo!!!
Conheço a Diana desde o tempo em que começou a trabalhar com crianças nas escolas. Muito cedo percebi que o seu carinho com os pequenos era proporcional ao seu empenho profissional. Tenho tido a sorte de que tenha acompanhado alguns dos meus alunos, que necessitavam de mais “aquela ajudinha”.
No que diz respeito ao seu trabalho com os meninos, posso afirmar o sucesso e a evolução deles. A relação de empatia é notória e consequentemente a motivação deles para as atividades, que solicita, permitem a evolução rápida e eficaz nas suas aprendizagens.
Sempre presenciei uma ótima relação com os docentes dos Agrupamentos. O seu trabalho e as ações de formação que ministra são sempre muito solicitados e respeitados pelos docentes, pois a Diana fornece-nos ferramentas para melhorar o nosso desempenho como professores.
É sem dúvida uma excelente profissional, com quem é muito fácil trabalhar e interagir.
Muitos parabéns.
O trabalho da Diana junto dos nossos alunos e em contexto escolar, tem-se revelado extremamente importante, dado o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens e na superação de dificuldades diagnosticadas.
A empatia estabelecida com os alunos, a forma lúdica, divertida e descontraída com que a Diana trabalha as competências específicas e o seu foco em objetivos concretos, são alguns elementos que carimbam o seu trabalho.
Deixo aqui o testemunho do seu grande profissionalismo e organização, granjeando a maior admiração de todos quantos com ela interagem.
A Diana é uma jovem muito especializada, atenta à leitura e escrita de jovens cujas dificuldades impedem o seu desenvolvimento em vários domínios escolares.
Tem sido com muito gosto que recebo e dou informação do percurso de jovens que têm a sorte de ser acompanhados por ela.
Na sua prática profissional, através de materiais e atividades inovadoras e criativas, a Diana preocupa-se não só em apoiar as crianças e jovens na superação/minimização das suas dificuldades mas, acima de tudo, em despertar nos alunos a motivação, o gosto e o prazer pela aprendizagem da leitura e da escrita, tornando-a uma tarefa apelativa, divertida e funcional.
É um precioso recurso humano não só para os alunos, mas para técnicos, professores, pais e famílias.
É alguém que “veste a camisola” e espelha a dedicação à sua profissão, que contagia quem com ela se cruza!
Recomendo vivamente a sua intervenção!
Atualmente estou a trabalhar numa Equipa Multidisciplinar da qual a Diana T. Coelho faz parte, desde novembro de 2018.
Na minha opinião ela desenvolve um trabalho importante com as crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente as “DIS” – DISlexia, DISgrafia, DISortografia e DIScalculia. Este Projeto é desenvolvido em articulação com Professores, Psicólogos e Terapeutas da Fala.
As Formações que realiza são também uma mais-valia pois ajudam a perceber as “DIS” e fornecem ferramentas que ajudam, no trabalho com estes alunos, a colmatar as suas dificuldades.
O trabalho desenvolvido em contexto escolar pela Diana T. Coelho é considerado de grande qualidade, eficácia e eficiência, quer pelo cumprimento das ações definidas, pelo rigor ético e deontológico, como pelos resultados obtidos.
As problemáticas/ perturbações específicas em que intervém situam-se na área da aprendizagem da leitura, escrita e cálculo, ou seja, competências basilares para a construção do sucesso escolar e educativo de todos os nossos alunos.
O trabalho da Diana contribui também para a formação de professores e para a inovação e diferenciação pedagógica em sala de aula, bem como para a capacitação dos pais.
Esta abordagem holística sedimenta a praticabilidade da Escola Inclusiva.
Olá! Nós somos os pais do Lourenço e vimos por este meio testemunhar o super trabalho feito pela Diana ao longo do ano letivo 2018/2019.
O Lourenço é um menino como todos os outros da idade dele com a particularidade de ter nascido e vivido em França até aos seis anos de idade. Até aí tudo normal, mas quando começou a escola, começaram os problemas. Toda a sua experiência escolar tinha sido feita em França. Chegando a Portugal, as dificuldades ao nível da leitura e da escrita revelaram-se a partir do primeiro ano (terceiro período). Ler e escrever tornou-se um martírio. Foi, então, que graças a um familiar descobrimos a Diana. A sua paciência, boa vontade, e (super) técnicas de ensino foram fundamentais durante o segundo ano letivo do Lourenço. Notámos grandes melhorias a partir das primeiras semanas (sem nunca esquecer que o Lourenço era acompanhado unicamente uma hora por semana). No fim do segundo período, o Lourenço já sabia ler e escrever, mas achámos melhor ele acabar o ano letivo com a ajuda da Diana para um maior e melhor progresso.
Obrigado, Diana, pela tua preciosa ajuda e por teres resolvido o nosso problema.
Recomendamos a todos que estejam na mesma situação que solicitem a ajuda da Diana!
Lourenço: A Diana é muito fixe e eu aprendi muito com ela 😊
Olá! Eu sou o Afonso e gosto muito de ir ter com a Diana porque ela ajuda-me muito nas letras que eu tinha dificuldades, como o “NH” e o “LH”, o “Ç”, o “ÃO” e o “AM”, a colocar o M antes de um P ou de um B, etc. Também me ajudou na Matemática, principalmente nas contas de vezes e de dividir… e até me ensinou um truque para saber as tabuadas!
Eu agora já não tenho aquelas dificuldades que tinha a escrever e a fazer contas.
Também gosto muito de lá ir porque, no final, se tudo correr bem e se eu me portar bem, ela deixa-me escolher um jogo para jogarmos os dois e temos muitos jogos à escolha! Muito obrigado por me teres ajudado neste ano letivo, Diana 🙂
Foi após o final do 2.° ano letivo que o Tobias conheceu a Diana. Tinha começado as férias e ele não queria MESMO ter apoio. Mas, a Diana conquistou-o e nessas férias o seu apoio fez parte da rotina.
Mais do que a ajuda no Português ou na Matemática a Diana conseguiu que o Tobias acreditasse nele próprio e nas suas capacidades. Foi notória a diferença de atitude, mais otimista e confiante, pronto para o 3.°ano!
A Diana ensina, a brincar, é meiga e genuína, as crianças sentem-se compreendidas e têm por ela um carinho muito especial.
Também nós sentimos esse carinho e constante preocupação, em sempre nos manter a par dos acontecimentos!
MUITO OBRIGADA, Diana
Olá! Sou a Maria Santos e, apesar de estarmos a trabalhar há pouco tempo, a Diana já se tornou uma amiga muito especial.
Eu tinha dificuldades principalmente na pontuação (mais concretamente em colocar vírgulas) e a Diana foi um elemento essencial para o meu progresso. Apesar de haver um foco ela ajudou-me a corrigir outros erros, alguns que eu nem percebia, tanto a nível oral (como, por exemplo, coisas que não era aconselhável dizer numa entrevista de trabalho) como a nível de escrita.
Além disso, a Diana transmite uma energia positiva que motiva qualquer um. Ajudou-me também na escolha da área do secundário, uma decisão importante para o futuro. É super preocupada, mesmo fora das aulas, manda-me mensagens a perguntar sobre qualquer assunto.
Sinto que, acima de tudo, ganhei uma amiga que sempre que eu precisar ela está ali comigo.
Obrigada, Diana!
Uma chuva de beijinhos
A Diana tem sido uma pessoa muito especial para mim e para o Tomás. Foi com ela que o Tomás aprendeu as letras do alfabeto (ele teve mesmo muitas dificuldades no 1.º ano).
O Tomás continua a ir ter com a Diana. Ela tem sido uma grande ajuda! Ele adora estar com ela porque para além de ensinar, brinca muito com ele e ele vem sempre muito contente de lá.
É com a ajuda da Diana que o Tomás tem progredido muito e também aprendeu a gostar da escola. Hoje, é um menino que vai para a escola sempre muito animado, interessado e motivado!
Eu, Bruna, gosto muito de ti Diana porque tu ajudas-me a aprender coisas novas.
Tu és muito amiga.
Desde que venho às tuas consultas que estou a melhorar na escrita, na leitura e os testes também estão a correr melhor.
Obrigada, Diana!
Continuo a não perceber muito bem algumas perguntas nos testes mas de resto já consigo fazer tudo, até escrever com poucos erros!
O que eu gosto mais é dos jogos que fazemos para aprender 😉
Temos de elogiar todo o trabalho que a Diana T. Coelho tem feito com o Leonardo. Acima de tudo, a motivação e a confiança que ele não tinha e que ela conseguiu despertar nele (qualquer criança motivada trabalha e aceita tudo muito melhor!). Depois, todo o trabalho ao nível da leitura e dos casos especiais (o Leonardo tinha grandes dificuldades a este nível também); agora, até lê alto! 🙂 Obrigada por tudo, Diana. Desejamos que o futuro te sorria sempre porque tu mereces.
A ti Diana, que foste para mim o par perfeito em todos os projecto que abraçámos juntas.
É tão fácil trabalhar contigo, e isto não tem nada a ver com a exigência do trabalho em si, tem a ver contigo e com as tuas características. É a tua dedicação e empenho; é a forma como te comprometes em fazer o melhor, porque só isso faz sentido; é sem dúvida o valor que acrescentas a tudo o que te entregas que faz acontecer esta simbiose.
Obrigada Diana, porque o trabalho em conjunto foi também uma oportunidade para estabelecer uma ligação de amizade sincera. Quem te conhece sabe que não há como não te querer como amiga, e isso foi sem dúvida o meu maior ganho! <3
Ao longo do seu percurso de vida, a Diana T. Coelho tem-se dedicado de uma forma inteligente e imparável à investigação e aplicação de projetos, à criação de estratégias/atividades específicas para a criação de contextos educativos e pedagógicos impulsionadores do sucesso escolar dos alunos, aliando a formação à escrita acessível, simples e profundamente conhecedora das dificuldades de aprendizagem, mais especificamente das “DIS” (Dislexia, Disortografia, Discalculia).
Além do saber que cria e do conhecimento que partilha, a dedicação e o empenho com que se envolve no apoio a crianças, pais e professores são, de facto, únicos e incomparáveis.
Mas, a Diana é ainda a “amiga especial”! A magia positiva das suas palavras doces, o abraço certo que confia e não desiste, o carinho e esperança com que aperta cada sorriso ou cada lágrima das crianças e pais que ajuda, devolvem de uma forma indescritível a capacidade de acreditar que é possível TER SUCESSO e ser FELIZ, muito além das “DIS”! É por isso que a Diana não é apenas a profissional em quem confio plenamente para complementar a minha prática clínica, mas é, acima de tudo, a nossa companheira de viagem!
A Diana tem a capacidade de captar atenção pelo que diz mas também pela forma como diz.
É fácil gostar das formações da Diana pelo seu dinamismo, sentido de oportunidade, clareza no discurso, boa disposição e nada ficar sem resposta.
Conhecedora do que diz, traz a prática de forma natural o que complementa muito bem o que aborda na teoria. As sessões são dinâmicas, interativas, criam comprometimento o que facilita a aprendizagem dos formandos.
Considerar que para além de se criar empatia com a formadora cria-se com facilidade empatia com a “pessoa” Diana T. Coelho 🙂
A Diana é uma comunicadora por excelência, a sua capacidade de cativar e estimular as crianças com que trabalha é maravilhosa.
O Samuel esteve com a Diana 2 anos.
A ajuda da Diana foi muito importante na organização e criação de métodos de estudo e preparação para lidar com a ansiedade que os testes e exames criavam nele.
Muito Obrigada!
Beijinho grande.
Quando eu conheci a Diana T. Coelho (2015) gostei logo da maneira dela de lidar com o meu filho João. Ela conseguiu ajudá-lo imenso, ter “pulso firme” e não se “deixar levar por ele” (ele às vezes é “traiçoeiro” e consegue dar a volta às pessoas!). Vi nela uma ajuda que ele nunca teve, não só para trabalhar alguns erros que ele dava, mas também para ele se organizar e aprender a estudar – a Diana dava-lhe a paz e a segurança que ele precisava. Hoje, o João está no 7.º ano e já estuda sozinho!
Como mãe, vi na Diana uma pessoa que me ouvia e compreendia, que acreditava naquilo que eu dizia (até porque se deparou com uma situação extrema do João e percebeu como ele era…). Quando viveu essa situação (e a Diana o colocou de “castigo” durante umas semanas) as coisas complicaram-se porque era altura dos testes e trabalhos… senti-me desamparada… mas foi uma punição pela atitude que ele tinha tido!
Atualmente, o João já não vai ter com a Diana mas continuamos a ser amigas e a falar muito sobre ele 🙂
O Leonardo era uma criança que não sabia ler e mal sabia escrever; tinha também pouca autoestima.
Neste período de tempo em que esteve com a Diana T. Coelho (cerca de 2 anos), o Leonardo evoluiu imenso: aprendeu a ler e melhorou a sua escrita também – embora ainda haja um caminho a percorrer! A Diana tem sido incansável para que esse caminho seja percorrido… não só como “explicadora” mas também como sua amiga (o Leonardo conversa muito com ela e vê nela mais do que uma professora, uma amiga).
O Leonardo aprendeu não só a relacionar-se com as letras, mas principalmente com as pessoas ao seu redor.
Um bem-haja à Diana pela ajuda que deu ao meu filho e que espero que continue a ajudar. Desejo-te muita sorte no teu futuro e tudo de bom desta mãe que só tem a agradecer todo o apoio prestado ao meu filho Leonardo. Bem-haja!
O nosso primeiro contacto com a Diana T. Coelho ocorreu através da sua iniciativa, com o envio de uma proposta de publicação subordinada ao tema Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Após a análise que efetuámos ao original enviado, pudemos constatar todo o empenho, rigor e iniciativa que colocava no trabalho que desenvolvia, sendo também evidente a ambição de poder vir a fazer coisas interessantes.
Avançamos para a publicação e, felizmente para nós, não nos enganamos.
Também por isso, a partir daquela data, sempre que tínhamos a vontade e a oportunidade de poder contar com a sua colaboração, seja ao nível da criação intelectual seja ao nível da formação, sabíamos que a Diana era, para nós, um porto seguro, cumprindo os compromissos estabelecidos e mantendo a qualidade e a inovação que sempre tem evidenciado no trabalho que em conjunto desenvolvemos.
Como não é muito fácil para mim falar da Constança e da Diana sem ficar com um brilho no olhar, aqui vai… Sou a Catarina, mãe da Constança. Estamos com a Diana há cerca de 3 anos. Até chegarmos a ela foi um caminho muito difícil. A Constança muito cedo começou a ter dificuldades… e quando digo cedo falo no pré-escolar: não memorizava as cores e as trocas de palavras eram frequentes, mas no pré-escolar tudo era “normal”. Ao chegar ao 1.º ano escolar tudo o que foi dando alerta se demonstrava mais evidente. Já tendo procurado ajuda para a Constança, o 1.º ano foi feito. Iniciámos o 2.º ano com muita dificuldade, pois a Constança já tinha noção que não era capaz de fazer ao ritmo dos colegas… E tudo começou a ser muito mais difícil. Mas a Diana, de uma forma incansável, tem trabalhado com a Constança. Tem sido notável todo o seu trabalho e desempenho. Para mim, como mãe, não sei como lhe agradecer, pois tem sido uma grande amiga… E toda a dedicação e o carinho que teve com a Constança valem mais do que mil palavras. É bom ter pessoas como a Diana para nos ajudar neste problema que afeta tantas crianças. E mais já não sou capaz de escrever… as emoções já não me deixam. Beijinhos e muito obrigado por tudo, Diana.
O trabalho realizado pela Diana T. Coelho é excelente.
Estabelece uma relação de empatia que vai para além das sessões e preocupa-se com o Leonardo enquanto um todo, principalmente com o seu bem-estar emocional (ansiedade, autoestima…).
Utiliza o reforço positivo que funciona muito bem e que o motiva, para além de o envolver sempre de uma forma lúdica. É importante o feedback que dá no final sobre o trabalho realizado, tanto por ela como por ele.
Gostamos muito dela e o meu filho nunca diz que não quer ir, o que fala por si só.
Obrigado, Diana! Desejamos-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais.
A Diana acompanha o João há 3 anos. Quando a procurei foi por causa das dificuldades que ele tinha a português: não reconhecia algumas letras, fazia muitas trocas, não sabia escrever (e não se percebia o que ele escrevia), tinha muitas dificuldades na leitura…
O João tem dislexia e discalculia mas hoje é um menino diferente. Evoluiu muito! Continua a precisar de apoio mas a Diana foi fundamental para o João chegar onde está hoje. O apoio individualizado e personalizado é importantíssimo para estas crianças e eu sei que a Diana o faz muito bem: a forma como ela explica, os métodos, as estratégias… tudo isso ajudou também na motivação do João para ir para a escola (ele passou por uma fase mesmo muito complicada!)… Não sei o que ela faz mas que resulta, resulta!
Olá! Eu sou a Constança e gosto muito de estar com a minha Diana. Ela ajudou-me nas minhas dificuldades, pois não estava a ser fácil para mim. Ela é uma amiga que me ajuda em tudo o que eu preciso. Temos trabalhado muito e já estou muito melhor, pois ela ajuda-me a compreender e a organizar as ideias.
Gosto muito da Diana.
A Diana tem feito um trabalho fantástico: a sua disponibilidade e dedicação valem mais de mil palavras. Sem ela não tinha sido muito fácil superar as dificuldades, dúvidas e o estado de ansiedade que eu sentia.
Eu gosto muito de estar com a ´DiDi´!
A Diana é uma boa explicadora!
Ela ajuda as crianças que têm mais dificuldades na matéria.
É muito boa a ensinar-nos e eu percebo melhor a matéria por ela explicada.
E no final temos sempre um joguinho que também nos faz puxar pela cabeça! 🙂
Eu gosto muito de ir ter com a Diana.
Olá Diana! Nem sei por onde começar… já se passaram uns bons anos, mas lembro-me de muita coisa! Deste-me muita força e ajudaste-me a concretizar os meus objetivos. É difícil esquecer-me de uma pessoa como tu. Foste muito especial na minha vida e ainda és. Ajudaste-me imenso a superar as minhas dificuldades na dislexia e na discalculia. Também tive alguns problemas com a minha ansiedade mas melhorei muito. És uma pessoa maravilhosa! Estás sempre disponível para ajudar os outros.
Obrigada pela tua disponibilidade e pelo teu empenho! Foste uma grande amiga para mim. Sem ti, eu não seria a pessoa que sou. Não há palavras para descrever mais… Obrigada pela tua preciosa ajuda.
Desejo-te muitas felicidades.
Um beijinho grande.
A Diana T. Coelho acompanhou os meus dois filhos. O Lucas, que tinha uma grande falta de organização e métodos de estudo, e a Carolina, que tinha muita dificuldade em distinguir algumas letras, trocava outras, dava muitos erros…
A Diana conseguiu dar a orientação que o Lucas precisava para ter sucesso nos seus trabalhos e avaliações e implementou as estratégias ideais para ajudar a Carolina a atenuar as dificuldades dela. A Carolina ganhou mais motivação por estar a aprender o que achava que era difícil (motivação era coisa que ela não tinha por achar que não conseguia aprender).
Eles adoraram a Diana, ou melhor, adoram porque ainda falam muito nela! Foi (e é) uma grande amiga 🙂
Eu tenho uma menina lá na minha sala que também precisava da ajuda da Diana para ver se começava a acertar umas coisas… teve muita coisa errada no teste de Português!
Eu gosto muito de ir ter com a Diana porque vou sempre aprender 🙂
A Diana é uma pessoa fantástica.
A forma carinhosa com que trabalha conquistou a minha filha.
É uma excelente profissional porque ama o que faz.
Ficará gravada nos nossos corações.
Muito obrigada por todo o seu trabalho, atenção e preocupação para connosco.
Beijinhos e muito sucesso.
O seu trabalho é muito importante para mim. Ela ajudou-me muito!
Ela trabalha com muito amor e carinho.
Eu gosto muito dela porque no final de cada sessão, se eu me tivesse portado bem, ela deixava-me jogar um jogo que eu escolhesse e também me dava quase sempre alguns rebuçados 😉
O meu testemunho não podia ser iniciado de outra forma se não agradecer à Diana T. Coelho a EXCELENTE PESSOA e SER HUMANO que ela é – para além de DEDICADA e PREOCUPADA com os meninos que ela acompanha.
Eu conheci a Diana numa fase complicada da minha vida em que diziam que o meu filho era disléxico e hiperativo mesmo depois de vários relatórios médicos a relatar o contrário. Foi então que uma amiga da minha irmã me falou da Diana e foi nessa altura (2014) que nos conhecemos. Após algumas sessões com o meu filho ele já sabia ler corretamente e escrever também porque o que o meu filho era e continua a ser é uma criança distraída como a mãe.
Para terminar só queria deixar mais uma palavra, mas desta vez aos pais de meninos como o meu filho: nunca desistam dos vossos filhos e que tenham a sorte de encontrar uma Diana no vosso caminho como eu encontrei.
Um bem-haja Diana e mais uma vez muito obrigado por tudo***
A Diana T. Coelho é uma pessoa encantadora e espelha essa sua qualidade no seu trabalho. Conheci o trabalho da Diana quando estava a tirar uma pós-graduação em Educação Especial através do seu trabalho sobre as 4 Dis’s. Como coordenadora pedagógica numa empresa de formação profissional, a contratação de uma formadora como a Diana para ministrar formação na área da Educação Especial era imperativo, na medida em que não seria apenas uma mais-valia como também um enriquecimento para os/as formandos/as na aquisição de conhecimentos através de uma pessoa com experiência e estudo nesta temática. O empenho, o relacionamento com os/as formandos/as e entidade formadora, a sua assertividade e proximidade com quem trabalha, fazem da Diana uma profissional de excelência! Tudo mérito do seu esforço e curiosidade ao avançar no meio do que inicialmente é desconhecido, através de hipóteses, para chegar a conclusões sólidas e coerentes para a resolução de uma problemática.
A publicação do livro “Dificuldades de Aprendizagem especificas – Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia” e as várias atividades práticas sugeridas são uma mais-valia para sensibilizar os educadores para estas problemáticas cada vez mais decorrentes. Tudo de bom na vida, Diana!
Conheci a Diana T. Coelho numa fase da minha vida um pouco complicada. Tinha uma filha com 32 meses, um filho com 3 anos e o mais velho com 7 anos. A trabalhar e com 3 filhos para dar atenção, digamos que a minha vida era um pouco caótica. Durante o Verão uma prima minha alertou-me para certos “tiques”, manias e sobre o facto de o meu filho mais velho ser muito tímido e não interagir com muitas crianças, preferindo os adultos. Fiquei mais atenta e verifiquei que o que ela me tinha dito era verdade. Início de aulas e era um suplício para ele fazer os trabalhos de casa. Primeiros resultados de testes: negativa a todas as disciplinas.
Tomei uma atitude e fui com ele a uma consulta de Pediatria de Desenvolvimento. Foi-lhe diagnosticado Défice de Atenção e Dislexia. Foi medicado para o Défice de Atenção e foi-me recomendada a Diana para o ajudar na Dislexia.
Logo desde o início criou-se uma ligação muito especial entre os dois. Os resultados começaram logo a ser evidentes, o que me deixou aliviada. O meu filho esteve com a Diana até ao final do 4.º ano. Hoje, já no 7.º ano, ainda me pergunta pela Diana e adora ter notícias dela. Já ela, continua sempre presente e atenta às notas dele, que têm sido exemplares.
Com a ajuda da Diana, o meu filho venceu muitas dificuldades e batalhas e sem sombra de dúvida que a Diana fará sempre parte da nossa vida e dos nossos corações.
Ela é uma profissional exemplar e uma amiga para a vida! Beijos grandes e um eterno obrigada.
Assertividade, brio e muito empenho foram qualidades que reconheci, desde o primeiro minuto a trabalharmos juntas. Porque a sensibilidade, a educação e o desejo de fazer sempre melhor são outras três qualidades da Diana, a nossa relação cresceu (e muito) para o patamar de uma amizade constante, reconfortante e extremamente rica.
Passar algum tempo com a Diana é enriquecermo-nos a cada palavra que profere. O mais fantástico nesta realidade é que sei que esta cumplicidade é algo que a Diana triplica em cada passo profissional, em cada “toque” numa criança ou numa família ou ainda num livro!
Considero-me uma verdadeira sortuda por contar com a Diana na minha vida!
Um bem haja a esta amiga/profissional inigualável.
Diana, como sabes foi a minha primeira vez como formadora.
Adorei a experiência.
Considero-me uma pessoa de sorte por te ter tido como “orientadora”.
És uma pessoa super atenciosa, simpática, dedicada e sempre disposta a ajudar.
Adorei trabalhar contigo!
Competente, profissional, formadora com espírito agregador de grupos de formandos, capaz de transmitir conhecimentos de forma simples e eficaz! É com muito gosto que faço questão de deixar um breve comentário relativamente à personalidade da Diana T. Coelho e agradecer por ter sido formadora na entidade Plaforma – Consultadoria e Formação, Lda. em projetos formativos dos quais fui co-responsável pela execução.
Enquanto Gestor de Formação da entidade formadora MegaExpansão durante mais de 10 anos, tive a oportunidade de monitorizar e coordenar diversas equipas pedagógicas que incluíam a Diana T. Coelho, enquanto formadora. Experienciei com a mesma uma excelente relação profissional e pessoal, tendo a possibilidade de observar o empenho que a mesma emprestava a todas as tarefas inerentes às necessidades dos grupos de formandos. A sua colaboração foi sempre oportuna e adequada, contribuindo, inclusivamente, para a introdução de dinâmicas inovadoras ao longo das intervenções formativas. Trata-se, definitivamente, de uma profissional com a qual pretendo voltar a ter a possibilidade de trabalhar em projetos futuros, pela sua competência, dedicação, lealdade e integridade.
Trabalhar com a Diana significa paixão, luta pelos nossos sonhos, ainda que no meio de muitos obstáculos e no final perceber que é possível!
Extremamente empenhada e dedicada, altamente responsável e cumpridora das metas e objetivos estipulados.
Numa palavra, inspiradora!
Stowarzyszenie Promocji Wolontariatu (SPW) hereby certifies that Ms. Diana T Coelho participated in European Voluntary Service project in the host organisation Treatment, Education and Welfare Centre of the Society of Children’s Friends “Helenów” (Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TPD “Helenów” – CREiO) in Warsaw, Poland.
In the period of 01 September 2011 – 25 November 2011 Ms. Coelho worked voluntarily as an care assistant in CREiO. The volunteer worked 35 hours per week, attended Polish language course and participated in intercultural as well as voluntary service promotion activities.
SPW, who coordinated Ms. Coelho’s project, is a non-governmental and non-profit organisation aiming at promotion of voluntary service with particular emphasis on international youth exchange programmes. SPW organises about 15 workcamps and coordinates 10-15 long-term voluntary projects in Poland every year and send Polish volunteers for analogous projects abroad.
Diana T. Coelho (from Portugal) participated in EVS 2011 Project. She worked for three months in the Center for Rehabilitation, Education and Attention to Children, Friends and Helenów Society.
The Center is specialized to support 180 children and teenagers with a wide spectrum of developmental disorders, including: physical disability, cerebral palsy, intellectual disability (different grades), autism, Asperger syndrome, genetic syndromes, sensory integration disorders, psychomotor hyperactivity, communication disorders and multiple disabilities.
Diana helped us in the Hippotherapy section. Every morning, she worked in the stable. She used to prepare the horses to work. She also picked up the children at school and she prepared them for the lessons with the horse (put on the helmet and take care of them until the therapist arrives). She also prepared the horses for Hippotherapy sessions (the equipment on the horse). During the hippotherapy, she was always present and she was the person who guided the horse.
Diana is a very intelligent and helpful person who gets involved in the community work. She has always had an excellent relationship with children and therapists.
A Diana tem uma apetência natural para lidar com a população especial porque consegue reconhecer muito facilmente as dificuldades e ajustar a sua intervenção às necessidades das pessoas.
A Diana é uma excelente profissional. Foi extremamente gratificante para mim trabalhar com ela no Projeto Percursos Alternativos (Programa Escolhas). Além de ter sido uma grande líder (era a coordenadora do projeto quando eu exerci lá funções), colocava sempre em primeiro lugar o bem-estar do nosso público-alvo – as crianças e jovens –, mas também o dos colegas de trabalho, que eram muito mais do que isso: éramos, acima de tudo, uma equipa de amigos a trabalhar em conjunto para o bem e felicidade dos “nossos meninos” 🙂
Em jeito de conclusão, dizer apenas que a Diana é uma pessoa extremamente dinâmica, proativa, assertiva e uma excelente colega de trabalho.
“Alargamento no espaço virtual”
Quem sabe, tudo isto é virtual também. Isto a que chamamos vida e referências de vida… do passado que afinal parece que não passou… O passado que está mais presente do que nunca, naquilo que recordamos, necessitamos e somos hoje, no agora que também é o amanhã. O passado é história, uma história com Barafunda… Uma ativa e proativa Barafunda – montada e desmontada, desmembrada e reconstituída com jovens e menos jovens que nela se cruzam. Cruzaram e atravessam, penetram as ondas da formação permanente e ao longo da vida – onde todos/as somos… a cruzar gerações… Somos porque temos ideias e confrontamo-las com as ideias de outros… Será que basta ter ideias para se ser? Parece que precisamos sempre de mais alguém a quem as nossas ideias se prendam… O importante é que não aprisionem nem se aprisionem… não se deixem dominar… sobretudo pelos medos – nossos e dos outros/as. Assim foi e é a Diana – “contagiada” e “contagiante” – a alargar “contágios” de busca… permanentemente à medida que descobre, se descobre… e ajuda a descobrir…
Conheci a Diana T. Coelho quando ela veio integrar a nossa equipa técnica do projeto “Percursos Alternativos” no âmbito do programa Escolhas 3ª Geração (2006/2007).
Enquanto colega de trabalho (durante mais de 3 anos) foi uma pessoa muito responsável e dedicada nas suas tarefas (penso que ainda hoje o é!), sempre disponível para ajudar em tudo o que era preciso e acima de tudo uma grande amiga de toda a gente.
Neste momento, tenho acompanhado o seu percurso profissional um pouco à distância, mas admiro a sua garra e dedicação na luta pelo apoio a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem.
Ainda hoje, é uma amiga que me chama por “Mestre” (como me apelidaram no projeto há muitos anos atrás) 😉
O Programa Escolhas foi um projeto extremamente desafiante, mas a Diana esteve sempre à altura do desafio. Profissional dedicada, competente e organizada, foi o meu braço direito (e muitas vezes o esquerdo) durante quase 2 anos de trabalho intenso. Colocou em prática muitas das minhas ideias e projetos, de forma impecável.
Sabe trabalhar em equipa e motiva qualquer pessoa com a paixão que tem por aquilo que gosta de fazer.
É daquelas colegas que deixa saudades e com as quais não nos importávamos de trabalhar durante vários anos.
A Diana T. Coelho é uma excelente profissional.
É uma pessoa muito dedicada, empenhada e responsável em todas as funções/tarefas/projetos a que se propõe desempenhar.
No meu primeiro dia no projeto “Percursos Alternativos” foi ela quem me acolheu e que, com toda a sua humildade e profissionalismo, me transmitiu todos os seus conhecimentos e experiências, dando-me a oportunidade de crescer tanto a nível profissional como pessoal.
Ainda hoje somos amigas; se existem amizades que transpõem a barreira da relação laboral esta é, com certeza, uma delas!
É um privilégio quando temos ao nosso lado uma pessoa maravilhosa como a Diana.
“Profissionalismo | Dedicação | Entrega”
Estas são algumas das características que me ocorrem quando penso na Diana, no seu percurso e perfil!
É com orgulho que acompanho o seu percurso profissional, os desafios e sucessos que tem alcançado. Ter o privilégio de contactar com as várias etapas que compõem o “caminho” que tem feito e a forma como foi lutando por ser uma profissional que faz a diferença na área que abraçou – a Educação Especial – é algo de extraordinário.
Os nossos percursos cruzam-se desde o início da caminhada que tem empreendido, enquanto aluna(s) de Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, onde seguimos caminhos distintos, tendo a Diana desde cedo abraçado a área em que tem vindo a destacar-se. Voltámos a encontrar-nos já profissionalmente, na Associação Barafunda, onde tive o privilégio de ser a sua orientadora de estágio profissional, podendo destacar as competências de planificação, dinamização e avaliação das várias atividades em que esteve envolvida, acopladas de uma capacidade de entrega, dedicação e proatividade que a levaram a assumir funções no projeto onde iniciou e posteriormente ter as funções de coordenação, que conquistou com o seu trabalho.
E como a vida é feita de opções, a Diana decidiu apostar na área que cedo a conquistou e empreendeu todo um processo de conquista de novas experiências e desafios que a levaram a novas conquistas. Destaque para a capacidade que tem de traçar objetivos, trabalhar, lutar e concretizar cada projeto com o sucesso que lhe conhecemos!
“Some people dream of success, while other people get up every morning and make it happen.”
Wayne Huizenga
Desejo que os desafios que abraçar se assumam como novas conquistas e vontade(s) de continuar a caminhar para fazer a diferença!
A minha relação com a Diana T. Coelho remonta ao ano letivo de 2006-07, em que tive o prazer de orientar o seu estágio curricular, realizado na EB2 de Frei António Brandão na Benedita.
Rapidamente percebi que estava perante uma profissional exemplar, que revelava uma surpreendente capacidade na articulação entre teoria e prática no trabalho diário com os alunos, que apresentavam problemáticas diversas (dislexias, défices cognitivos, entre outras). Com um dinamismo notável, produziu material diversificado, sempre muito atrativo e adaptado à faixa etária / problemática a que se destinavam. Além disso, revelou-se assídua, organizada, pontualíssima e sempre disponível para colaborar fora do seu plano semanal de trabalho, tendo também estabelecido uma ótima relação com todos os docentes do Agrupamento.
Na verdade, para mim, foi um privilégio poder ser brindada diariamente com o seu entusiasmo, profissionalismo e competência, os quais já faziam antever uma carreira de sucesso, norteada por um único objetivo: ajudar os alunos com dislexia (e outras dificuldades de aprendizagem) a superar as suas dificuldades.
Decorria o ano letivo de 2006/2007… Numa manhã de setembro, com o sol a despontar timidamente, chega ao Agrupamento de Escolas da Benedita uma jovem tímida, talvez um pouco frágil, mas de olhar sagaz e voz doce…
Esta jovem, de nome Diana T. Coelho, vinha fazer um estágio em Educação Especial. Foi conduzida até junto de mim que, como Coordenadora deste Grupo, a ajudaria na realização das metas que pretendia desenvolver no seu trabalho.
Prestou um serviço de excelência no trabalho desenvolvido na altura, que se deveu à sua determinação, talento, dedicação, esforço consciente e eficaz, boa vontade e no trato cauteloso com todos – os “ingredientes” para o Sucesso.
Outros Testemunhos
(UFCDs, cursos, ações de formações para professores, workshops…)
Deixe o seu Testemunho
Deixe aqui o seu comentário.