Curriculum Vitae
Diana T. Coelho
Nome:
Data de Nascimento:
Naturalidade:
Habilitações Académicas:
Pós-graduação em Educação Especial
Licenciatura em Ciências da Educação (área: Educação Especial)
Diana Tereso Coelho licenciou-se, em 2007 (pré-Bolonha), em Ciências da Educação (na área de Educação Especial), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com uma classificação final de 16 valores (“Bom com Distinção”)1. Em 2012, pós-graduou-se em Educação Especial e, em 2016, obteve o grau de mestre, também em Educação Especial (domínio cognitivo-motor), pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, com uma classificação final de 18 valores (“Muito Bom”).
Faz acompanhamento pedagógico/escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem e é formadora nesta área. É a autora do livro Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, “o primeiro livro em Portugal que reúne e descreve de forma sucinta e acessível estes problemas tão presentes nas nossas salas de aula”, do Dossiê Dificuldades de Aprendizagem (1.º CEB) – Projeto Eureka e do mais recente TRIX – Dificuldades de Aprendizagem (1º ano) – Projeto TRIX (setembro 2024), todos da Areal Editores.
Diana T. Coelho tem dedicado a sua vida ao apoio, intervenção e aplicação de projetos, atividades e materiais muito direcionados para crianças e jovens com Dificuldades de Aprendizagem.
1No ano letivo 2005/2006 recebeu um prémio (bolsa de mérito) relativo aos 3% dos melhores alunos da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Percurso Profissional
Município de Alcobaça
Concelho de Alcobaça
PORTUGAL
Técnica Superior de Educação (Especial)
Dificuldades de Aprendizagem
Fev. 2020 - Presente
Nov. 2018 - Nov. 2019
Acompanhamento individualizado de crianças com Dificuldades de Aprendizagem nos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho de Alcobaça:
– Agrupamento de Escolas de Cister – Alcobaça
– Agrupamento de Escolas da Benedita – Benedita
– Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto – São Martinho do Porto.
Implementação de um projeto inovador, preventivo e abrangente – o DICA´s (Desenvolvimento e Intervenção das Competências e Aprendizagens) na Leitura e na Escrita – em 6 turmas (cerca de 130 alunos) das Escolas do 1.º CEB do concelho (início: ano letivo 2023-2024).
Areal Editores
Porto
PORTUGAL
Autora
Dificuldades de Aprendizagem
Mar. 2013 - Presente
Em Março de 2013 (última revisão: 2022) publicou o livro Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia (Areal Editores), “o primeiro livro em Portugal que reúne e descreve de forma sucinta e acessível estes problemas tão presentes nas nossas salas de aula”.
Em Setembro de 2016 surge o 1.º capítulo (1.º ano) do Dossiê Dificuldades de Aprendizagem (1.º CEB), incluído no Projeto Eureka (Areal Editores). Em Setembro de 2017 foi publicado o capítulo do 2.º ano. Mais recentemente, o do 3.º ano (ano letivo 2022-2023) e o do 4.º ano (ano letivo 2023-2024).
Em Setembro de 2024 apresenta uma versão revista, atualizada e renovada do material anterior com o TRIX – Dificuldades de Aprendizagem (1º ano), um recurso incluído no Projeto TRIX (Areal Editores).
Colégios / Escolas /
Domicílio
Vários
PORTUGAL
Técnica Superior de Educação (Especial)
Dificuldades de Aprendizagem (Específicas)
Jun. 2000 - Presente
Desde Junho de 2000 que faz acompanhamento pedagógico/escolar individualizado (especializado, a partir de Setembro de 2007) de crianças com Dificuldades de Aprendizagem e outros problemas de aprendizagem ao nível dos 1.º e 2.º CEB, principalmente.
Produz, também, material específico para a intervenção com estes alunos.
Centros de Formação
Vários
PORTUGAL
Formadora
NEE / Dificuldades de Aprendizagem (Específicas)
Out. 2008 - Presente
Desde Outubro de 2008 que é formadora (incluindo formadora especializada de professores, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) e responsável por algumas ações de formação, cursos, workshops, UFCDs na área das Necessidades Educativas Especiais e, mais especificamente, das Dificuldades de Aprendizagem (Específicas).
Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TPD “Helenów”
Varsóvia
POLÓNIA
Técnica Superior de Educação Especial
Voluntariado
Set. 2011 - Nov. 2011
– ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO –
Concorreu ao Serviço Voluntário Europeu1 e esteve na Polónia (Varsóvia) durante 3 meses (em regime de voluntariado) num Centro de Educação/Reabilitação para portadores de deficiência: o Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TPD “Helenów” (ver BLOG).
Principais Atividades: 1) Internato: preparação para a escola; 2) Atividades extracurriculares: apoio às atividades realizadas antes e/ou depois da escola; 3) Klub Absolwenta: acompanhamento das atividades destinadas a jovens (idade superior a 18 anos) que já terminaram os seus estudos; 4) Hipoterapia: preparação dos cavalos e acompanhamento das sessões.
1 O Serviço Voluntário Europeu é um programa destinado a jovens até aos 30 anos que queiram vivenciar uma experiência de voluntariado, neste caso, num país da União Europeia.
Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor
Caldas da Rainha
PORTUGAL
Técnica Superior de Educação Especial
Monitora / Formadora
Set. 2013 - Dez. 2014
Out. 2010 - Jul. 2011
Foi monitora no Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor – Fórum Sócio Ocupacional (Caldas da Rainha) – part time – onde trabalhou com adultos com problemas do foro mental (esquizofrenia, perturbações de personalidade/ansiedade/paranoicas, depressão, esgotamento…).
Saiu em Julho de 2010, quando foi selecionada para o projeto seguinte (Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TDP “Helenów” – Polónia).
Regressou, após esta experiência, de Setembro de 2013 a Dezembro de 2014, exercendo as mesmas funções.
Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social
Benedita
PORTUGAL
Técnica Superior de Educação (Especial)
Coordenadora
Jan. 2010 - Set. 2010
Em Janeiro de 2010 houve renovação do Programa Escolhas (4ª Geração) e passou a coordenadora do Projeto “Percursos Alternativos”.
Trabalhou com crianças, jovens e familiares de etnia cigana, de bairros sociais, descendentes de imigrantes, com problemas escolares, comportamentais, emocionais.
(Territórios de intervenção: Benedita, Turquel, Alcobaça e São Martinho do Porto)
Ao fim de 9 meses despediu-se: “Gosto de trabalhar no terreno, com as pessoas: crianças, jovens, adultos… Estar atrás de uma secretária a controlar o trabalho da minha equipa não é para mim”.
Técnica Superior de Educação (Especial)
Equipa Técnica
Jun. 2008 - Nov. 2009
Em Junho de 2008 foi convidada para integrar a equipa técnica deste projeto.
Continuou a dinamização das atividades realizadas durante o estágio profissional, a acrescentar: treino de competências pessoais, sociais e escolares em alunos com dificuldades de aprendizagem; ocupação de tempos livres de uma criança multideficiente e de uma criança com trissomia 21; coordenação e paginação de um jornal elaborado e redigido por jovens; preparação e realização de atividades com um grupo de jovens frequentadores de um Curso de Educação e Formação de Jovens (jovens problemáticos); dinamização de algumas sessões de formação parental; entre outras.
Técnica Superior de Educação (Especial)
Estágio Profissional
Set. 2007 - Jun. 2008
Fez estágio profissional na Barafunda AJCSS num projeto do Programa Escolhas1 (“Percursos Alternativos” – Benedita).
Foi responsável por atividades como: apoio na realização dos trabalhos de casa e na utilização da ferramenta Escola Virtual (Porto Editora) com alunos com Necessidades Educativas Especiais; planificação e implementação de ações de sensibilização (ambiental/desenvolvimento sustentável/alimentação saudável) nas escolas do 1.º CEB; dinamização de uma Oficina numa EB2 (ocupação dos tempos livres dos alunos; “Projeto Nacional Educação para o Empreendedorismo na Escola”); acompanhamento de algumas turmas (2.º e 3.º CEB) na disciplina de Área de Projeto (melhoramento dos espaços exteriores; questões ambientais; “Agenda 21 Escolar”); dinamização de uma horta – agricultura biológica – com os jovens (plantação, rega, colheita, compostagem, construções); entre outras.
1O Programa Escolhas é um programa com vários projetos a nível nacional que se destina, principalmente, a crianças/jovens/familiares socioculturamente desfavorecidos, com problemas escolares/emocionais/comportamentais, minorias étnicas…
Escola Básica 2 de Frei António Brandão
Benedita
PORTUGAL
Técnica Superior de Educação Especial
Estágio Curricular
Set. 2006 - Maio 2007
Fez estágio curricular numa escola do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Escola Básica 2 de Frei António Brandão – Benedita) onde apoiou crianças com Necessidades Educativas Especiais (Dificuldades de Aprendizagem, principalmente) incluídas nas classes regulares, produziu recursos materiais para facilitar a aprendizagem dos conteúdos curriculares e elaborou programas, planos educativos individuais e relatórios pedagógicos.
Na sua monografia de licenciatura aprofundou esta temática e, mais especificamente, a Dislexia, a Disgrafia, a Disortografia e a Discalculia.
Gostaria de te agradecer toda a paciência, dedicação e profissionalismo, com que encaraste esta árdua tarefa que para nós estava a ser complicadíssima. (…) Percebemos logo desde o início, que o António estaria em boas mãos, que estavas à altura do desafio hercúleo que se te deparava, mas que estavas preparadíssima para o desafio. Aconselho vivamente a todos os pais, pois até ao nível escolar, o António tem tido um percurso muito mais consistente e interventivo. (…)
Muito obrigado de coração!
Ela é muito alta. Os seus olhos são muito bonitos, pois são castanhos como uma castanha.
(…)
Neste ano ela ensinou-me muitas coisas e gostava de ir visitá-la embora ela diga que já não preciso mais de ir.
A Diana é simpática, alegre, amorosa.
Ela ensina muitas coisas como sílabas, palavras com “r” ou “ss” e fazemos muitos jogos.
O melhor é que quando ganhava ficava feliz e ela também, e… comia um rebuçado!
A Diana foi me dada a conhecer numa altura em que como mãe andava desesperada por ver o sofrimento que a dificuldade em aprender estava a provocar à minha filha Maria. O que encontrei foi uma profissional muito competente, com uma paciência infindável e que sabe que nem todas as crianças aprendem pelos mesmos meios. A Maria passou de não querer ir, ficar a chorar no início, replicando todos os comportamentos que fazia na escola para uma menina que me perguntava logo de manhã se hoje é dia de Diana, toda contente!
Querida Didi, como carinhosamente a Maria João diz, acho que diz tudo!!
Quero muito agradecer toda a paciência e dedicação com a nossa Princesa. Contigo aprendeu a gostar da escola, tornou-se mais responsável e cresceu imenso.
Percebi desde a primeira vez que falamos, que percebeste o que precisávamos, pois, porque as mães também precisam de ajuda! Tem sido muito bom para todos nós. (…)
Muito obrigado!
A Diana é uma profissional autêntica e humana, que se dedica de coração ao trabalho que faz e àqueles com quem se cruza.
É perfecionista, rigorosa e dedica-se inteiramente aos projetos em que acredita, aqueles projetos onde poderá ver os resultados do seu trabalho junto dos alunos que acompanha.
O trabalho da Diana junto dos nossos alunos e em contexto escolar, tem-se revelado extremamente importante, dado o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens e na superação de dificuldades diagnosticadas.
A empatia estabelecida com os alunos, a forma lúdica, divertida e descontraída com que a Diana trabalha as competências específicas e o seu foco em objetivos concretos, são alguns elementos que carimbam o seu trabalho.
Obrigada Diana por todo o apoio e dedicação que tens dado ao Gustavo.
Sinto-me muito mais segura desde que entraste na nossa vida. Contigo compreendi que a dislexia apesar de ser uma luta diária pode ter um final feliz.
Bem-haja, minha querida!
Que nunca deixes de ajudar estas crianças e as mães que tal como eu se sentem tão inseguras perante as dificuldades dos nossos filhos.
Beijos grandes e continuação de bom trabalho.
(…) A sua boa disposição era sem dúvida uma lufada de ar fresco que entrava, todas as sextas-feiras, na minha sala.
A Diana não só mostrou ser uma grande profissional como permitiu que se criassem laços de amizade entre todos os que consigo tiveram o privilégio de trabalhar. Agradeço toda a dedicação e empenho no trabalho que desenvolveu. Só assim conseguimos dar solução aos desafios com que somos confrontados diariamente.
Obrigada por tudo!!!
A Diana, muito para além de ser excelente profissional, é uma extraordinária pessoa com quem tenho oportunidade e o gosto de partilhar alguns momentos do meu dia de trabalho. A forma natural como interage com as crianças, torna-a uma profissional de excelência. É uma profissional competente, dedicada, atenta e preocupada. (…) Gosta de trabalhar em equipa, partilhando com todos/as as suas opiniões.
Parabéns Diana!
(…) Muito cedo percebi que o seu carinho com os pequenos era proporcional ao seu empenho profissional. Tenho tido a sorte de que tenha acompanhado alguns dos meus alunos (…) posso afirmar o sucesso e a evolução deles. A relação de empatia é notória e consequentemente a motivação deles para as atividades, que solicita, permitem a evolução rápida e eficaz nas suas aprendizagens.
É sem dúvida uma excelente profissional, com quem é muito fácil trabalhar e interagir.
Muitos parabéns.
O trabalho da Diana junto dos nossos alunos e em contexto escolar, tem-se revelado extremamente importante, dado o seu impacto no desenvolvimento das aprendizagens e na superação de dificuldades diagnosticadas.
A empatia estabelecida com os alunos, a forma lúdica, divertida e descontraída com que a Diana trabalha as competências específicas e o seu foco em objetivos concretos, são alguns elementos que carimbam o seu trabalho.
A Diana é uma jovem muito especializada, atenta à leitura e escrita de jovens cujas dificuldades impedem o seu desenvolvimento em vários domínios escolares.
Tem sido com muito gosto que recebo e dou informação do percurso de jovens que têm a sorte de ser acompanhados por ela.
Na sua prática profissional, através de materiais e atividades inovadoras e criativas, a Diana preocupa-se não só em apoiar as crianças e jovens na superação/minimização das suas dificuldades mas, acima de tudo, em despertar nos alunos a motivação, o gosto e o prazer pela aprendizagem da leitura e da escrita, tornando-a uma tarefa apelativa, divertida e funcional. (…)
Recomendo vivamente a sua intervenção!
(…) desenvolve um trabalho importante com as crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente as “DIS” – DISlexia, DISgrafia, DISortografia e DIScalculia. (…)
As Formações que realiza são também uma mais-valia pois ajudam a perceber as “DIS” e fornecem ferramentas que ajudam, no trabalho com estes alunos, a colmatar as suas dificuldades.
O trabalho desenvolvido em contexto escolar pela Diana T. Coelho é considerado de grande qualidade, eficácia e eficiência, quer pelo cumprimento das ações definidas, pelo rigor ético e deontológico, como pelos resultados obtidos.
(…)
O trabalho da Diana contribui também para a formação de professores e para a inovação e diferenciação pedagógica em sala de aula, bem como para a capacitação dos pais.
(…) A sua paciência, boa vontade, e (super) técnicas de ensino foram fundamentais (…). Notámos grandes melhorias a partir das primeiras semanas (sem nunca esquecer que o Lourenço era acompanhado unicamente uma hora por semana). No fim do 2.º período, o Lourenço já sabia ler e escrever (…)
Obrigado, Diana, pela tua preciosa ajuda e por teres resolvido o nosso problema.
Recomendamos a todos que estejam na mesma situação que solicitem a ajuda da Diana!
Olá! Eu sou o Afonso e gosto muito de ir ter com a Diana porque ela ajuda-me muito nas letras que eu tinha dificuldades, como o “NH” e o “LH”, o “Ç”, o “ÃO” e o “AM”, a colocar o M antes de um P ou de um B, etc. Também me ajudou na Matemática, principalmente nas contas de vezes e de dividir… e até me ensinou um truque para saber as tabuadas!
Eu agora já não tenho aquelas dificuldades que tinha a escrever e a fazer contas. (…)
Muito obrigado por me teres ajudado neste ano letivo, Diana 🙂
Foi após o final do 2.° ano letivo que o Tobias conheceu a Diana. Tinha começado as férias e ele não queria MESMO ter apoio. Mas, a Diana conquistou-o <3 (...) conseguiu que o Tobias acreditasse nele próprio e nas suas capacidades. (...) A Diana ensina, a brincar, é meiga e genuína, as crianças sentem-se compreendidas e têm por ela um carinho muito especial. Também nós sentimos esse carinho e constante preocupação, em sempre nos manter a par dos acontecimentos!
A Diana tem sido uma pessoa muito especial para mim e para o Tomás. Foi com ela que o Tomás aprendeu as letras do alfabeto (…)
Ela tem sido uma grande ajuda! Ele adora estar com ela porque para além de ensinar, brinca muito com ele e ele vem sempre muito contente de lá.
É com a ajuda da Diana que o Tomás tem progredido muito e também aprendeu a gostar da escola. Hoje, é um menino que vai para a escola sempre muito animado, interessado e motivado!
Olá! Eu sou o Davide e quando comecei a ir ter com a Diana tinha muitas dificuldades.
Agora, com a ajuda dela, já consegui ultrapassar muitas delas.
Continuo a não perceber muito bem algumas perguntas nos testes mas de resto já consigo fazer tudo, até escrever com poucos erros!
O que eu gosto mais é dos jogos que fazemos para aprender 😉
(…) É tão fácil trabalhar contigo, e isto não tem nada a ver com a exigência do trabalho em si, tem a ver contigo e com as tuas características. É a tua dedicação e empenho; é a forma como te comprometes em fazer o melhor, porque só isso faz sentido; é sem dúvida o valor que acrescentas a tudo o que te entregas que faz acontecer esta simbiose. (…)
Quem te conhece sabe que não há como não te querer como amiga, e isso foi sem dúvida o meu maior ganho! <3
(…) Além do saber que cria e do conhecimento que partilha, a dedicação e o empenho com que se envolve no apoio a crianças, pais e professores são, de facto, únicos e incomparáveis. (…)
A magia positiva das suas palavras doces, o abraço certo que confia e não desiste, o carinho e esperança com que aperta cada sorriso ou cada lágrima das crianças e pais que ajuda, devolvem de uma forma indescritível a capacidade de acreditar que é possível TER SUCESSO e ser FELIZ, muito além das “DIS”!
A Diana tem a capacidade de captar atenção pelo que diz mas também pela forma como diz.
É fácil gostar das formações da Diana pelo seu dinamismo, sentido de oportunidade, clareza no discurso, boa disposição e nada ficar sem resposta.
Conhecedora do que diz, traz a prática de forma natural o que complementa muito bem o que aborda na teoria.
As sessões são dinâmicas, interativas, criam comprometimento o que facilita a aprendizagem dos formandos (…)
Neste período de tempo em que esteve com a Diana, o Leonardo evoluiu imenso: aprendeu a ler e melhorou a sua escrita também – embora ainda haja um caminho a percorrer!
A Diana tem sido incansável para que esse caminho seja percorrido… não só como “explicadora” mas também como sua amiga (o Leonardo conversa muito com ela e vê nela mais do que uma professora, uma amiga). (…)
Um bem-haja à Diana pela ajuda que deu ao meu filho e que espero que continue a ajudar.
(…) pudemos constatar todo o empenho, rigor e iniciativa que colocava no trabalho que desenvolvia (…)
a partir daquela data, sempre que tínhamos a vontade e a oportunidade de poder contar com a sua colaboração, seja ao nível da criação intelectual seja ao nível da formação, sabíamos que a Diana era, para nós, um porto seguro, cumprindo os compromissos estabelecidos e mantendo a qualidade e a inovação (…)
(…) não é muito fácil para mim falar da Constança e da Diana sem ficar com um brilho no olhar (…) a Diana, de uma forma incansável, tem trabalhado com a Constança. Tem sido notável todo o seu trabalho e desempenho.
Para mim, como mãe, não sei como lhe agradecer, pois tem sido uma grande amiga…
E toda a dedicação e o carinho que teve com a Constança valem mais do que mil palavras.
É bom ter pessoas como a Diana para nos ajudar neste problema que afeta tantas crianças…
O trabalho realizado pela Diana é excelente.
Estabelece uma relação de empatia que vai para além das sessões e preocupa-se com o Leonardo enquanto um todo, principalmente com o seu bem-estar emocional (ansiedade, autoestima…).
Utiliza o reforço positivo que funciona muito bem e que o motiva, para além de o envolver sempre de uma forma lúdica. (…)
Obrigado, Diana! Desejamos-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais.
(…) O João tem dislexia e discalculia mas hoje é um menino diferente.
Evoluiu muito! (…)
O apoio individualizado e personalizado é importantíssimo para estas crianças e eu sei que a Diana o faz muito bem: a forma como ela explica, os métodos, as estratégias… tudo isso ajudou também na motivação do João para ir para a escola (ele passou por uma fase mesmo muito complicada!)…
Não sei o que ela faz mas que resulta, resulta!
Olá! Eu sou a Constança e gosto muito de estar com a minha Diana.
Ela ajudou-me nas minhas dificuldades, pois não estava a ser fácil para mim. Ela é uma amiga que me ajuda em tudo o que eu preciso. Temos trabalhado muito e já estou muito melhor (…)
A Diana tem feito um trabalho fantástico: a sua disponibilidade e dedicação valem mais de mil palavras. Sem ela não tinha sido muito fácil superar as dificuldades, dúvidas e o estado de ansiedade que eu sentia…
Eu gosto de estar com a Diana porque é fixe.
Ela ajudou-me a perceber as contas de dividir e eu agora já sei. Antes eu não gostava nada de fazer contas nem de Matemática mas agora é a minha disciplina preferida – antes era Português.
Ela também me ajudou com algumas letras como o “ç”, “rr”, o “nh” e o “lh”, o “ch” e o “j”, o “pr”, “br”, “fr”, “tr”, etc… só o “P” e o “T” é que eu ainda troco! (…)
Eu gosto muito de ir ter com a Diana porque vou sempre aprender!
Eu acho que a Diana trabalha com muito empenho, dedicação e paciência.
O seu trabalho é muito importante para mim.
Ela ajudou-me muito!
Ela trabalha com muito amor e carinho.
Eu gosto muito dela porque no final de cada sessão, se eu me tivesse portado bem, ela deixava-me jogar um jogo que eu escolhesse e também me dava quase sempre alguns rebuçados 😉
O meu testemunho não podia ser iniciado de outra forma se não agradecer à Diana a EXCELENTE PESSOA e SER HUMANO que ela é – para além de DEDICADA e PREOCUPADA com os meninos que ela acompanha. (…)
Para terminar só queria deixar mais uma palavra, mas desta vez aos pais de meninos como o meu filho: nunca desistam dos vossos filhos e que tenham a sorte de encontrar uma Diana no vosso caminho como eu encontrei.
A Diana T. Coelho é uma pessoa encantadora e espelha essa sua qualidade no seu trabalho. (…)
O empenho, o relacionamento com os/as formandos/as e entidade formadora, a sua assertividade e proximidade com quem trabalha, fazem da Diana uma profissional de excelência! Tudo mérito do seu esforço e curiosidade ao avançar no meio do que inicialmente é desconhecido (…)
(…) O meu filho esteve com a Diana até ao final do 4.º ano.
Hoje, já no 7.º ano, ainda me pergunta pela Diana e adora ter notícias dela. Já ela, continua sempre presente e atenta às notas dele, que têm sido exemplares. Com a ajuda da Diana, o meu filho venceu muitas dificuldades e batalhas e sem sombra de dúvida que a Diana fará sempre parte da nossa vida e dos nossos corações. Ela é uma profissional exemplar e uma amiga para a vida! Beijos grandes e um eterno obrigada.
(…) Assertividade, brio e muito empenho foram qualidades que reconheci, desde o primeiro minuto a trabalharmos juntas. Porque a sensibilidade, a educação e o desejo de fazer sempre melhor são outras três qualidades da Diana (…) sei que esta cumplicidade é algo que a Diana triplica em cada passo profissional, em cada “toque” numa criança ou numa família ou ainda num livro!
Considero-me uma verdadeira sortuda por contar com a Diana na minha vida!
Competente, profissional, formadora com espírito agregador de grupos de formandos, capaz de transmitir conhecimentos de forma simples e eficaz! É com muito gosto que faço questão de deixar um breve comentário relativamente à personalidade da Diana T. Coelho e agradecer por ter sido formadora na entidade Plaforma – Consultadoria e Formação, Lda. em projetos formativos…
(…) Experienciei com a mesma uma excelente relação profissional e pessoal (…).
A sua colaboração foi sempre oportuna e adequada, contribuindo, inclusivamente, para a introdução de dinâmicas inovadoras ao longo das intervenções formativas.
Trata-se, definitivamente, de uma profissional com a qual pretendo voltar a ter a possibilidade de trabalhar em projetos futuros, pela sua competência, dedicação, lealdade e integridade.
Trabalhar com a Diana significa paixão, luta pelos nossos sonhos, ainda que no meio de muitos obstáculos e no final perceber que é possível!
Extremamente empenhada e dedicada, altamente responsável e cumpridora das metas e objetivos estipulados.
Numa palavra, inspiradora!
(…) She used to prepare the horses to work. She also picked up the children at school and she prepared them for the lessons with the horse (…) During the hippotherapy, she was always present and she was the person who guided the horse.
Diana is a very intelligent and helpful person who gets involved in the community work.
She has always had an excellent relationship with children and therapists.
A Diana tem uma apetência natural para lidar com a população especial porque consegue reconhecer muito facilmente as dificuldades e ajustar a sua intervenção às necessidades das pessoas.
A Diana é uma excelente profissional. (…) Além de ter sido uma grande líder (era a coordenadora do projeto), colocava sempre em primeiro lugar o bem-estar do nosso público-alvo – as crianças e jovens –, mas também o dos colegas de trabalho, que eram muito mais do que isso: éramos, acima de tudo, uma equipa de amigos a trabalhar em conjunto para o bem e felicidade dos “nossos meninos” 🙂
(…) é uma pessoa extremamente dinâmica, proativa, assertiva e uma excelente colega de trabalho.
(…) O passado é história, uma história com Barafunda… Uma ativa e proativa Barafunda – montada e desmontada, desmembrada e reconstituída com jovens e menos jovens que nela se cruzam. (…)
Parece que precisamos sempre de mais alguém a quem as nossas ideias se prendam… (…)
Assim foi e é a Diana – “contagiada” e “contagiante” – a alargar “contágios” de busca… permanentemente à medida que descobre, se descobre… e ajuda a descobrir…
(…) foi um projeto extremamente desafiante, mas a Diana esteve sempre à altura do desafio. Profissional dedicada, competente e organizada, foi o meu braço direito (e muitas vezes o esquerdo) durante quase 2 anos de trabalho intenso. (…)
Sabe trabalhar em equipa e motiva qualquer pessoa com a paixão que tem por aquilo que gosta de fazer. É daquelas colegas que deixa saudades e com as quais não nos importávamos de trabalhar durante vários anos.
(…) Ter o privilégio de contactar com as várias etapas que compõem o “caminho” que tem feito e a forma como foi lutando por ser uma profissional que faz a diferença na área que abraçou – a Educação Especial – é algo de extraordinário.
(…) Destaque para a capacidade que tem de traçar objetivos, trabalhar, lutar e concretizar cada projeto com o sucesso que lhe conhecemos!
(…) Rapidamente percebi que estava perante uma profissional exemplar, que revelava uma surpreendente capacidade na articulação entre teoria e prática no trabalho diário com os alunos (…) foi um privilégio poder ser brindada diariamente com o seu entusiasmo, profissionalismo e competência, os quais já faziam antever uma carreira de sucesso, norteada por um único objetivo: ajudar os alunos com dislexia (e outras DA)…
Numa manhã de setembro, com o sol a despontar timidamente, chega ao Agrupamento de Escolas da Benedita uma jovem tímida, talvez um pouco frágil, mas de olhar sagaz e voz doce… (…)
Prestou um serviço de excelência no trabalho desenvolvido (…) que se deveu à sua determinação, talento, dedicação, esforço consciente e eficaz, boa vontade e no trato cauteloso com todos – os “ingredientes” para o Sucesso.