Curriculum Vitae

Diana T. Coelho

DianaTCoelho_2020

Informação Geral

Nome:

Diana Tereso Coelho

Data de Nascimento:

26 de Maio de 1984

Naturalidade:

Benedita (Portugal)

Habilitações Académicas:

Mestrado em Educação Especial
Pós-graduação em Educação Especial
Licenciatura em Ciências da Educação (área: Educação Especial)

Diana Tereso Coelho licenciou-se, em 2007 (pré-Bolonha), em Ciências da Educação (na área de Educação Especial), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com uma classificação final de 16 valores (“Bom com Distinção”)1. Em 2012, pós-graduou-se em Educação Especial e, em 2016, obteve o grau de mestre, também em Educação Especial (domínio cognitivo-motor), pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, com uma classificação final de 18 valores (“Muito Bom”).

Faz acompanhamento pedagógico/escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem e é formadora nesta área. É a autora do livro Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, “o primeiro livro em Portugal que reúne e descreve de forma sucinta e acessível estes problemas tão presentes nas nossas salas de aula”, do Dossiê Dificuldades de Aprendizagem (1.º CEB) – Projeto Eureka e do mais recente TRIX – Dificuldades de Aprendizagem (1º ano) – Projeto TRIX (setembro 2024), todos da Areal Editores.

Diana T. Coelho tem dedicado a sua vida ao apoio, intervenção e aplicação de projetos, atividades e materiais muito direcionados para crianças e jovens com Dificuldades de Aprendizagem.

 

1No ano letivo 2005/2006 recebeu um prémio (bolsa de mérito) relativo aos 3% dos melhores alunos da licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Percurso Profissional

Município de Alcobaça

Concelho de Alcobaça

PORTUGAL

Técnica Superior de Educação (Especial)

Dificuldades de Aprendizagem
Fev. 2020 - Presente
Nov. 2018 - Nov. 2019

Acompanhamento individualizado de crianças com Dificuldades de Aprendizagem nos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho de Alcobaça:
Agrupamento de Escolas de Cister – Alcobaça
Agrupamento de Escolas da Benedita – Benedita
Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto – São Martinho do Porto.

Implementação de um projeto inovador, preventivo e abrangente – o DICA´s (Desenvolvimento e Intervenção das Competências e Aprendizagens) na Leitura e na Escrita – em 6 turmas (cerca de 130 alunos) das Escolas do 1.º CEB do concelho (início: ano letivo 2023-2024).

Areal Editores 

Porto

PORTUGAL

Autora

Dificuldades de Aprendizagem
Mar. 2013 - Presente

Em Março de 2013 (última revisão: 2022) publicou o livro Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia (Areal Editores), “o primeiro livro em Portugal que reúne e descreve de forma sucinta e acessível estes problemas tão presentes nas nossas salas de aula”.

Em Setembro de 2016 surge o 1.º capítulo (1.º ano) do Dossiê Dificuldades de Aprendizagem (1.º CEB), incluído no Projeto Eureka (Areal Editores). Em Setembro de 2017 foi publicado o capítulo do 2.º ano. Mais recentemente, o do 3.º ano (ano letivo 2022-2023) e o do 4.º ano (ano letivo 2023-2024).

Em Setembro de 2024 apresenta uma versão revista, atualizada e renovada do material anterior com o TRIX – Dificuldades de Aprendizagem (1º ano), um recurso incluído no Projeto TRIX (Areal Editores).

Colégios / Escolas /

Domicílio

Vários

PORTUGAL

Técnica Superior de Educação (Especial)

Dificuldades de Aprendizagem (Específicas)
Jun. 2000 - Presente

Desde Junho de 2000 que faz acompanhamento pedagógico/escolar individualizado (especializado, a partir de Setembro de 2007) de crianças com Dificuldades de Aprendizagem e outros problemas de aprendizagem ao nível dos 1.º e 2.º CEB, principalmente.

Produz, também, material específico para a intervenção com estes alunos.

Centros de Formação 

Vários

PORTUGAL

Formadora

NEE / Dificuldades de Aprendizagem (Específicas)
Out. 2008 - Presente

Desde Outubro de 2008 que é formadora (incluindo formadora especializada de professores, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) e responsável por algumas ações de formação, cursos, workshops, UFCDs na área das Necessidades Educativas Especiais e, mais especificamente, das Dificuldades de Aprendizagem (Específicas).

Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TPD “Helenów”

Varsóvia

POLÓNIA

Técnica Superior de Educação Especial

Voluntariado
Set. 2011 - Nov. 2011

– ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO –

Concorreu ao Serviço Voluntário Europeue esteve na Polónia (Varsóvia) durante 3 meses (em regime de voluntariado) num Centro de Educação/Reabilitação para portadores de deficiência: o Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TPD “Helenów” (ver BLOG).

Principais Atividades: 1) Internato: preparação para a escola; 2) Atividades extracurriculares: apoio às atividades realizadas antes e/ou depois da escola; 3) Klub Absolwenta: acompanhamento das atividades destinadas a jovens (idade superior a 18 anos) que já terminaram os seus estudos; 4) Hipoterapia: preparação dos cavalos e acompanhamento das sessões.

O Serviço Voluntário Europeu é um programa destinado a jovens até aos 30 anos que queiram vivenciar uma experiência de voluntariado, neste caso, num país da União Europeia.

Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor 

Caldas da Rainha

PORTUGAL

Técnica Superior de Educação Especial

Monitora / Formadora
Set. 2013 - Dez. 2014
Out. 2010 - Jul. 2011

Foi monitora no Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor – Fórum Sócio Ocupacional (Caldas da Rainha) – part time – onde trabalhou com adultos com problemas do foro mental (esquizofrenia, perturbações de personalidade/ansiedade/paranoicas, depressão, esgotamento…).
Saiu em Julho de 2010, quando foi selecionada para o projeto seguinte (Centrum Rehabilitacji, Edukacji i Opieki TDP “Helenów” – Polónia).

Regressou, após esta experiência, de Setembro de 2013 a Dezembro de 2014, exercendo as mesmas funções.

Barafunda – Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade Social

Benedita

PORTUGAL

Técnica Superior de Educação (Especial)

Coordenadora
Jan. 2010 - Set. 2010

Em Janeiro de 2010 houve renovação do Programa Escolhas (4ª Geração) e passou a coordenadora do Projeto “Percursos Alternativos”.
Trabalhou com crianças, jovens e familiares de etnia cigana, de bairros sociais, descendentes de imigrantes, com problemas escolares, comportamentais, emocionais.
(Territórios de intervenção: Benedita, Turquel, Alcobaça e São Martinho do Porto)

Ao fim de 9 meses despediu-se: “Gosto de trabalhar no terreno, com as pessoas: crianças, jovens, adultos… Estar atrás de uma secretária a controlar o trabalho da minha equipa não é para mim.

Técnica Superior de Educação (Especial)

Equipa Técnica
Jun. 2008 - Nov. 2009

Em Junho de 2008 foi convidada para integrar a equipa técnica deste projeto.

Continuou a dinamização das atividades realizadas durante o estágio profissional, a acrescentar: treino de competências pessoais, sociais e escolares em alunos com dificuldades de aprendizagem; ocupação de tempos livres de uma criança multideficiente e de uma criança com trissomia 21; coordenação e paginação de um jornal elaborado e redigido por jovens; preparação e realização de atividades com um grupo de jovens frequentadores de um Curso de Educação e Formação de Jovens (jovens problemáticos); dinamização de algumas sessões de formação parental; entre outras.

Técnica Superior de Educação (Especial)

Estágio Profissional
Set. 2007 - Jun. 2008

Fez estágio profissional na Barafunda AJCSS num projeto do Programa Escolhas1 (“Percursos Alternativos” – Benedita).

Foi responsável por atividades como: apoio na realização dos trabalhos de casa e na utilização da ferramenta Escola Virtual (Porto Editora) com alunos com Necessidades Educativas Especiais; planificação e implementação de ações de sensibilização (ambiental/desenvolvimento sustentável/alimentação saudável) nas escolas do 1.º CEB; dinamização de uma Oficina numa EB2 (ocupação dos tempos livres dos alunos; “Projeto Nacional Educação para o Empreendedorismo na Escola”); acompanhamento de algumas turmas (2.º e 3.º CEB) na disciplina de Área de Projeto (melhoramento dos espaços exteriores; questões ambientais; “Agenda 21 Escolar”); dinamização de uma horta – agricultura biológica – com os jovens (plantação, rega, colheita, compostagem, construções); entre outras.

1O Programa Escolhas é um programa com vários projetos a nível nacional que se destina, principalmente, a crianças/jovens/familiares socioculturamente desfavorecidos, com problemas escolares/emocionais/comportamentais, minorias étnicas…

Escola Básica 2 de Frei António Brandão

Benedita

PORTUGAL

Técnica Superior de Educação Especial

Estágio Curricular
Set. 2006 - Maio 2007

Fez estágio curricular numa escola do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Escola Básica 2 de Frei António Brandão – Benedita) onde apoiou crianças com Necessidades Educativas Especiais (Dificuldades de Aprendizagem, principalmente) incluídas nas classes regulares, produziu recursos materiais para facilitar a aprendizagem dos conteúdos curriculares e elaborou programas, planos educativos individuais e relatórios pedagógicos.

Na sua monografia de licenciatura aprofundou esta temática e, mais especificamente, a Dislexia, a Disgrafia, a Disortografia e a Discalculia.

Referências

(apenas excertos – ver Testemunhos completos aqui)